quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA!

      O Grupo Escolar Municipal João Paulo II é um estabelecimento de ensino da rede pública municipal com sede à Rua Floriano Peixoto, s/nº, no bairro Vomitamel na cidade de Guanambi, no estado da Bahia.
      Esta instituição é fruto da solicitação de alguns moradores do Bairro Monte Pascoal que diante da necessidade de uma unidade de ensino na referida comunidade recorreram ao então prefeito Gileno Pereira Donato para que o mesmo autorizasse o funcionamento de uma escola nesse bairro.

      Assim, começava a funcionar no ano de 1977 em sede provisória a Escola João Paulo Velho como era chamada por todos na época, permanecendo neste bairro até o ano de 1981, quando foi transferida para a rua Dr. José Bastos na residência do Sr. Valmir Alves da Silva.

      A escola era constituída por 4 salas de aula e uma diretoria e era dirigida pela senhora Maria Zélia Veras Neves que era a pessoa responsável por todas as escolas isoladas que existiam nesse período.

      No ano de 1983 o dono do imóvel onde funcionava a escola decidiu vendê-lo e, o então prefeito da cidade, Nilo Augusto Morais Coelho, solicitou do Governador do estado a construção de sedes para as escolas isoladas do município, e este prontamente o atendeu porém, de imediato o gestor municipal resolveu transferir provisoriamente todas as escolas isoladas, inclusive o João Paulo Velho, para o Centro Educacional João Durval Carneiro. E, só no ano de 1986 após a construção de sua sede provisória o agora denominado Grupo Escolar Municipal João Paulo II passou a funcionar a Rua Floriano Peixoto, s/nº, no bairro Vomitamel.

      Hoje a instituição encontra-se sob o ponto de vista legal, regulamentada pela portaria de reconhecimento nº 355/95, tendo como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Guanambi, e o seu funcionamento autorizado pela resolução nº 003/03 do Conselho Municipal de Educação e é cadastrada no Ministério da Educação com o código 29244862 e atende atualmente um total de 327 alunos nas modalidades de Ensino Infantil e Fundamental do 1º ao 5º ano e, a Educação de Jovens e Adultos.


Algo para se orgulhar e comemorar!!!



      Em 2009 nossa instituição conquistou a melhor média no IDEB dentre todas as escolas da rede pública municipal de ensino – 5.5.


Sobre a estrutura organizacional



      O Grupo Escolar Municipal João Paulo II atualmente é dirigido pela gestora Joseane Costa Silva e tem como vice-diretora Margarete Cotrim Reis, ambas graduadas em pedagogia com habilitação pra atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvem um trabalho pautado nos princípios de respeito e autonomia com o grupo que é composto por 13 professores, em sua maioria graduados em pedagogia e alguns com especialização na área educacional, 5 funcionários de apoio onde 4 atuam na limpeza da instituição e no preparo da merenda escolar servida aos alunos e uma exerce a função de secretária escolar.

      Nossa instituição como foi citado anteriormente não conta com secretário escolar e coordenador pedagógico, o que faz com que a equipe gestora acumule essas funções.

      Quanto à aprendizagem dos alunos, apesar do processo avaliativo revelar sucesso para a maioria, a escola está ciente da necessidade de algumas modificações no que tange a detectar e trabalhar com as dificuldades da parcela que não consegue avançar, ou que não pode mensurar o seu avanço através das estratégias aplicadas.

      Através da troca de informação e diálogo estabelecido entre professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar, ficou evidente que um dos maiores desafios a serem encarados é lidar com a indisciplina na sala de aula, fator observado em quase todas as séries.

      O bom relacionamento entre os grupos que compõem a comunidade escolar é fator decisivo na detecção e resolução dos problemas que afligem tanto o corpo discente, quanto aos entraves que permeiam o trabalho do professor, estão a dificuldade com relação a apropriação das novas tecnologias e a indisciplina dos alunos em sala de aula.

Um pouquinho sobre a estrutura física da instituição



      A estrutura da escola deve atender satisfatoriamente o processo de ensino e de aprendizagem conforme a legislação vigente. Assim, uma escola que pretende contribuir com as transformações sociais de tempo tão dinâmico como o que estamos vivendo hoje, precisa levar em conta a disposição de uma estrutura adequada para o funcionamento tão almejado pela comunidade escolar.

      O Grupo Escolar Municipal João Paulo II possui uma área de 1200m2 onde somente 800m2 são de área construída.

      Nesta área construída existem cinco salas de aula, todas amplas, altas, bem iluminadas, as paredes são revestidas com cerâmica, são também arejadas com ventiladores de teto, grandes vidraças em uma das paredes laterais e comogó na outra parede lateral, possui armários para professores, estantes de aço, carteiras universitárias em três salas e conjunto para o pré-escolar nas outras duas. Em todas elas também encontramos mesa e cadeira para os professores.

      Na área construída também encontramos um laboratório de informática em construção, uma cantina também bem iluminada, arejada, com as paredes e o piso revestido com cerâmica, fogão industrial, armário, freezer, geladeira e mesa.

      Quanto aos banheiros existem três em toda a escola, um para os meninos e outro para as meninas e um que é utilizado pelos professores e demais funcionários da instituição.

      Há também na unidade de ensino uma diretoria e secretaria que há cinco anos funciona como sala de aula, esta é pequena - por esta razão o número de alunos é menor comparado aos das outras salas de aula – arejada, iluminada, com armário, estantes, carteiras universitárias, mesa e cadeira para o professor.

      Na instituição escolar havia uma sala para os professores pequena, pouco arejada, bem iluminada só que há algum tempo neste local encontra-se em funcionamento a diretoria e a secretaria do estabelecimento de ensino com alguns arquivos, armários onde encontramos os documentos da escola, os prontuários dos alunos e muitos equipamentos como aparelhos de som, microfone, caixa amplificada e outros. Ainda neste local ficam um computador, duas mesas, quatro cadeiras, um ventilador pequeno, e duas estantes na parede onde ficam vários livros que compõem o acervo literário da escola.

      O espaço da instituição para o lazer dos estudantes é considerado adequado para o número que freqüenta em cada turno. Existe também um pátio cimentado que fica na área construída e outro pátio em volta da escola com cerca de 400m2.





NOSSOS MAIORES PARCEIROS!



CORPO DISCENTE



      Nossa instituição de ensino é composta por um total de 327 alunos, com faixa etária que varia entre os 4 e os 14 anos de idade nos turnos matutino e vespertino e dos 16 aos 60 anos no turno noturno com as classes de educação para jovens e adultos.

      Os alunos que freqüentam a instituição, em sua maioria são crianças, adolescentes, jovens e adultos de classe média baixa, moradores do mesmo bairro onde está localizada a escola e de bairros vizinhos, gostam de praticar esportes e participar de atividades culturais desenvolvidas pela comunidade, especialmente festas religiosas.

      A maioria dos educandos apresenta predisposição para aprender e participam ativamente do processo ensino-aprendizagem se envolvem em todas as atividades desenvolvidas pela escola, quer seja a nível interno ou externo, sempre é evidenciada a criatividade dos mesmos. Porém, ultimamente vem apresentando grande dificuldade de relacionamento entre eles o que gera discussões, brigas, desrespeito aos professores e demais funcionários da instituição.

      Ainda em relação ao educandos, encontramos grandes dificuldades quanto a participação e o envolvimento das famílias no processo educativo, pois muitas omitem seu papel e delegam toda a responsabilidade de educar para a escola.


COMUNIDADE


      A instituição fica localizada em um bairro extenso da cidade, próximo ao centro, com aproximadamente 3.000 habitantes é composto de residências bem estruturadas, espaçosas e um amplo comércio formado por lojas de confecções e calçados, farmácia, supermercados, açougue, padaria, papelaria, armarinho, estúdio fotográfico, fábricas, salões de beleza, oficina mecânica, dentre outros, os moradores podem ainda contar com serviços de saneamento básico, iluminação pública, transporte, posto de saúde e área de lazer, além de igrejas e escolas públicas e particulares.

      A maioria das pessoas que residem no bairro, são de classe média baixa, exercem funções de empregadas domésticas, comerciantes, profissionais autônomos, professores, e outras, a grande maioria é alfabetizada e participa ativamente dos eventos promovidos pela comunidade.


CONSELHO ESCOLAR

      O Conselho Escolar é considerado como um dos mecanismos de implementação da Gestão Democrática na escola, um espaço privilegiado onde dar opiniões e apresentar propostas faz parte da dinâmica do grupo, além de constituir-se em um espaço de exercício de liberdade, enfim, um espaço democrático.

      O Conselho é integrado por dois representantes de pais, dois representantes do corpo docente, dois representantes da categoria de funcionários, dois representantes do segmento de alunos e presidido pela equipe gestora da escola eleitos bienalmente pela comunidade escolar seguindo todos os critérios estabelecidos para a escolha dos membros, a fim de assegurar a autonomia da escola, o fortalecimento da gestão e o rompimento do arquétipo de escola pública – escola do governo para um novo paradigma de escola, a que realmente, tem a participação da comunidade a que serve.

      Atualmente o Conselho Escolar do Grupo Escolar João Paulo II encontra-se desativado devido à incompatibilidade de horários dos seus integrantes para se dedicar de forma efetiva as suas atribuições dentro do conselho, o que prejudica a tomada de decisões na escola e consequentemente o trabalho a ser desenvolvido pela equipe gestora.



NOSSO GRANDE ORGULHO!



O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

      O Projeto Político Pedagógico constitui instrumento crucial para o desenvolvimento das atividades pedagógicas propostas. Nele estão destacadas desde os suportes teóricos que embasam o trabalho da escola até a descrição dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da prática educativa.

      Elaborado e revisado anualmente pelo corpo docente e administrativo pedagógico da instituição após cuidadoso estudo da realidade e levantamento das necessidades da comunidade escolar, tem como meta primordial oferecer a todos os educandos uma educação de qualidade.

      Imbuídos desse desejo todo o grupo de trabalho da instituição planeja, dialoga e executam ações conjuntas, como atividades, projetos, eventos e trabalhos em sala de aula criando condições que garantam a todos o desenvolvimento de capacidades e aprendizagens de conteúdos necessários a vida em sociedade.

2 comentários:

  1. Olá!
    Tenho certeza que daqui para frente alcançarão ótimos índices.
    Marialba

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  2. Olá Joseane e Margarete!
    Passei aqui para visitá-las.
    Parabéns pelo trabalho e continuem divulgando sempre as ações realizadas pela unidade escolar.
    Marialba

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